O estiramento é uma lesão que ocorre quando as fibras musculares são alongadas exageradamente, causando uma dor que pode piorar com esforço. Como uma série de músculos e ligamentos é o que retêm os ossos da coluna vertebral no seu lugar, as costas também é alvo do estiramento muscular, sendo o local mais comum a lombar.
Diversos fatores podem desencadear o estiramento muscular na lombar, sendo os principais: Esforço físico extremo, queda, curvar-se ou agachar-se repetidamente e stress emocional.
A dor e a tensão intensas são o principal sintoma, porém também incluí a dor que se agrava ao curvar ou esticar as costas, tossir ou espirrar. Uma vez que alguns sintomas de tensão lombar são semelhantes aos de condições mais graves, é importante ser examinado por um médico especialista.
Enfim, após este breve resumo do estiramento muscular nas costas, para evitar estas dores intensas citadas, abaixo seguem formas para prevenir que ela aconteça:
- Pare o movimento físico imediatamente ao sentir um incômodo na lombar;
- Diminua a intensidade das suas atividades físicas em caso de incômodos;
- Alongue e exercite suas costas;
- Evite dormir de barriga para baixo. Durma de barriga para cima ou de lado, e coloque uma almofada por baixo das pernas;
- Ao carregar algo pesado, dobre-se nos joelhos, e não na cintura.
- Emagrecimento;
- Estar bem posturado, com as costas ereta, a todo momento.