Um bloqueio facetário não é uma cirurgia e sim uma injeção de um medicamento na articulação ou ao redor do nervo que vai para a articulação facetária. Em um bloqueio diagnóstico, um anestésico local é usado para determinar se a área injetada está causando a dor. Em alguns casos, um corticoide também é injetado.
As articulações facetárias unem os ossos da coluna (as vértebras) na parte posterior da coluna. Duas articulações facetárias estão presentes em cada segmento da coluna. As articulações são importantes para restringir o movimento da coluna cervical e lombar. Elas permitem movimentos de rotação, flexão e extensão.
O alívio da dor deve ser observado imediatamente após o procedimento. Em alguns pacientes, o corticoide injetado pode diminuir a dor por um período de tempo prolongado. É comum sentir dor localizada no local da punção da agulha.
Caso não melhore da dor, ou não seja uma melhora duradoura, deve retornar rapidamente para seu médico para verificar se outro procedimento será necessário.