Sua coluna vertebral o mantém reto, permite a curvatura e outros movimentos e protege sua medula espinhal, o longo conjunto de nervos que permite que seu cérebro e seu corpo se comuniquem.
Certas condições, e até mesmo a idade, comprometem a integridade de sua coluna vertebral e você pode acabar sofrendo de uma condição chamada estenose espinhal. Como existe mais de um tipo de estenose espinhal, os sintomas são diversos e, embora a condição não possa ser curada, ela pode ser tratada de várias maneiras.
Por que a estenose espinhal ocorre?
A estenose espinhal é o resultado de um estreitamento. Quando as aberturas ósseas em sua coluna (foramina) se estreitam, há menos espaço para seus nervos. À medida que eles são comprimidos, surge uma série de sintomas dolorosos.
Tipos de espinose
Existem dois tipos principais de estenose espinhal, e cada um deles é definido pelo local onde seus foramina estão sendo estreitados:
A estenose lombar é mais comum, e causada por nervos estreitos na parte inferior das costas.
A estenose cervical acontece em seu pescoço, como resposta aos nervos estreitados.
O envelhecimento pode causar danos ao nervo espinhal, ou sua coluna vertebral pode ter sido estreita durante toda a sua vida. Outras causas de estenose espinhal incluem lesão traumática, osteoartrite, hérnia de disco, ligamentos espessados, doenças genéticas e tumores.
Se você tem estenose lombar, os sintomas normalmente variam de dor lombar aguda, ciática (dor que se origina nas nádegas e desce pela perna até o pé), e formigamento ou falta de sensibilidade na perna, pé ou nádegas.
Você também pode sentir cãibras nos pés e pernas, s sentir pesado, e nos piores casos, problemas de controle da bexiga e intestino. A dor na lombar também pode aliviar quando você realiza certas atividades, como caminhar subindo um morro, ou apenas sentar-se.
O desconforto da estenose espinhal cervical inclui dor no pescoço, problemas de equilíbrio e uma capacidade dificultada de usar as mãos para tarefas de coordenação motora, como abotoar uma camisa.
Assim como na estenose espinhal lombar, você também pode ter problemas para controlar sua bexiga e intestinos se seu caso for grave. Problemas nos braços, mãos, pernas e pés, como formigamento e dormência, também aparecem.
Lembrando que você pode ter estenose espinhal e não sofrer nenhum sintoma.
Como posso obter alívio da estenose espinhal?
Infelizmente, você pode sofrer de um ou ambos os tipos de estenose espinhal, mas a boa notícia é que existem tratamentos que lhe dão alívio a longo prazo, tanto abordagens conservadoras quanto intervenções cirúrgicas:
- Medicamentos
- Fisioterapia
- Injeções de esteróides epidurais
- Cirurgia de laminectomia
Cada procedimento alivia a pressão em seus nervos, eliminando assim sua dor e inflamação.