O que é Bico de Papagaio?
A coluna vertebral é formada por discos ósseos, e a oteofitose, chamada também de “bico de papagaio”, ocorre quando é formada uma ponta na borda externa destes discos, ao invés de permanecerem retos e alinhados. Essa ponta é chamada de “osteófito”.
Ao decorrer do tempo que o paciente está com esta inflamção nos ossos, o corpo deposita cálcio no osteófito, estabelecendo o bico de papagaio. Ele pode afetar apenas um disco da coluna vertebral, mas também é comum que vários discos da coluna sejam afetados.
O que causa o Bico de Papagaio?
Geralmente, o bico de papagaio se forma conforme o paciente envelhece. Porém, também pode ser causado por má-postura e outras doenças, como lúpus, esclerodermia e artrite reumatóide, mesmo não tendo idade avançada.
Quais são os sintomas do Bico de Papagaio?
São comuns os casos em que o paciente não sente dor ou outros sintomas e só descobre que tem o bico de papagaio por meio de algum raio-x, feito por outra causa.
Em casos mais graves, os sintomas são: dor na coluna que é aliviada quando se senta, formigamento e cãibras nos membros inferiores, dores nas costas por conta da inflamação e dificuldade para andar, pois a sensibilidade das pernas e dos pés é afetada.
Como tratar o Bico de Papagaio?
O uso de medicamentos contra inflamação é uma forma de tratar o bico de papagaio, assim como sessões de fisioterapia ou ioga, e em casos graves, a cirurgia pode ser necessária.