Os tumores na coluna se desenvolvem na região das vértebras podendo ser dentro ou em torno da coluna vertebral.
Os tumores na coluna geralmente se formam quando células anormais do corpo se proliferam de maneira desorganizada. Nesse processo, elas formam um agrupamento de células (tumores), que se formam dentro do órgão ou estrutura anatômica (nervos, medula, vértebras).
Neste caso podemos ter dois tipos de tumores: os primários e os secundários.
Os primários têm origem própria na coluna, nervos ou medula. Tumores como estes são casos raros, eles representam somente 4,2% das neoplasias da coluna e desse total somente 6% são malignos.
Os secundários são aqueles que acometem a coluna vertebral e demais estruturas, porém sua origem se dá a partir de neoplasias malignas localizadas previamente em outros órgãos. Os tumores secundários, entretanto, são 40 vezes mais frequentes que os primários.
Quais os sinais mais comuns dos tumores?
O primeiro sinal de alerta para tumores na coluna são dores noturnas e sem relação com atividades físicas. O paciente também pode apresentar deformidade progressiva da coluna e sintomas gerais, como febre, fadiga, perda do apetite e perda de peso excessiva.
O comprometimento das estruturas nervosas da coluna vertebral (nervos espinhais e/ou medula) podem comprometer a força muscular e a sensibilidade. Por isso, o paciente pode apresentar dificuldade ao caminhar e ao usar o banheiro.
Pode se suspeitar da existência de uma fratura patológica da coluna quando a dor piora ao realizar determinados movimentos (flexão, extensão ou rotação), ao permanecer em pé, ou quando é desencadeada por tosse e espirro.
Procura um médico ortopedista especialista em coluna em Jundiaí? Entre em contato conosco!