Diferente da espondilólise, que é a fratura do pars interarticularis, a espondilolistese é quando um dos ossos da coluna vertebral, a vértebra, desliza para a frente (ela também pode deslizar para trás ou para os lados). A espondilolistese pode acontecer em qualquer parte da coluna vertebral, mas é mais comum na região lombar, e a dor pode ser intensa, mas há tratamentos para aliviar.
Será que você tem espondilolistose?
Os principais sintomas da doença são: Dor na parte inferior das costas (piora quando se está de pé ou andando e alivia quando está sentado ou inclinado para frente), dor que se espalha até ao traseiro ou às coxas, tendões apertados (os músculos na parte de trás das coxas) e dor, dormência ou formigueiro espalhando-se das costas para a perna. Mas tenha em mente que a espondilositose também pode não causar sintomas.
Tratamentos para espondilolistese:
- Evitar exercícios físicos com movimentos que pioram a dor os sintomas, o repouso é necessário.
- Tomar analgésicos anti-inflamatórios como o ibuprofeno ou analgésicos mais fortes mediante receita médica.
- Fisioterapia, com orientação do fisioterapeuta, respeitando as limitações de cada pessoa, podendo ser recomendado exercícios de alongamento que aumentam a flexibilidade e melhoram a estabilidade da coluna.
- Cirurgia;
Cirurgia para espondilolistese:
Fusão espinhal é o procedimento mais comum para doenças na coluna, em que o osso escorregadio (vértebra) é unido ao osso de baixo com hastes metálicas, parafusos e/ou enxerto ósseo. A recuperação da cirurgia pode levar várias semanas porém muitas vezes faz os sintomas desaparecerem, assim como a doença. Fale com o seu cirurgião sobre os riscos e benefícios da cirurgia na coluna vertebral.
Causas da espondilolistese:
Esta patologia pode acontecer à medida que se envelhece – os ossos da coluna vertebral podem enfraquecer com a idade. Em muitos casos também é passada de geração em geração. A espondilolistese também pode ser causada por uma pequena fenda num osso (fratura por stress) – isto é mais comum em atletas e ginastas.
Caso você esteja sentindo incômodos nas costas e queira agendar uma consulta, entre em contato conosco!