A fibromialgia é uma condição que geralmente causa dor que se espalha pelo corpo, fadiga, e problemas emocionais. Os sintomas podem variar bastante, mas dores no pescoço e rigidez são reclamações comuns.
A causa da fibromialgia ainda é desconhecida, mas quando as pessoas com a condição recebem um diagnóstico preciso e iniciam o tratamento, é possível lidar com ela bem o suficiente para experienciar uma melhora na qualidade de vida.
A síndrome é associada a dor e rigidez em áreas ao redor do pescoço, ombros, parte superior das costas, lombar, e áreas do quadril. A dor pode se estender desde pequenos incômodos para dores intensas e debilitantes.
A fadiga crônica e o cansaço persistente podem trazer distúrbios do sono, e não conseguir manter uma rotina diária normal, como participar de menos atividades sociais e concluir menos tarefas.
Pode haver dificuldade em se manter focado e/ou se lembrar de algumas coisas. Também é comum experienciar estresse, que, junto a um desbalanço hormonal, pode desencadear problemas como depressão e ansiedade.
Pode-se levar um tempo relativamente longo para se diagnosticar a fibromialgia, pois os sintomas tendem a oscilar, e a possibilidade de outras condições precisa ser descartada primeiro.
A fibromialgia não tem cura, mas o tratamento pode ajudar a controlar os sintomas. Se você sofre com sintomas de fibromialgia, busque um diagnóstico.
Procura um médico ortopedista especialista em coluna em Jundiaí? Entre em contato conosco!