A estenose espinhal é uma doença causada pelo estreitamento do canal espinhal. É normal que o canal vertebral mude com a idade. Mas algumas mudanças, como o estreitamento do canal, podem causar dor.
Mudanças no tamanho ou na forma do canal vertebral geralmente ocorrem como resultado do envelhecimento. Quando o tamanho destas aberturas é reduzido (devido a um crescimento excessivo do osso ou tecido adjacente), pode ocorrer a compressão do nervo.
Os sintomas da estenose cervical são muito semelhantes aos da hérnia de disco. No entanto, enquanto a hérnia de disco é um evento agudo, a estenose é um processo de doença crônico e lentamente progressivo. Os pacientes que têm estenose cervical grave podem sofrer de dor aguda, um pouco parecida com um choque elétrico, especialmente quando eles flexionam o pescoço e apontam o queixo em direção ao peito. A estenose nessa região pode causar dormência, fraqueza, sensações de queimação, formigamento e sensação de “alfinetadas e agulhadas” nos braços.
Pacientes com estenose lombar muitas vezes relatam dor nas nádegas ou uma sensação de “alfinetadas e agulhadas” na coxa ou na perna, que ocorre quando estão de pé (extensão) ou andando. Geralmente, o desconforto é aliviado com a inclinação do corpo para frente (flexão) ou com descanso. Em alguns casos, os pacientes reclamam de dor nas pernas e fraqueza.
Alguma degeneração na coluna vertebral ocorre em todas as pessoas com o envelhecimento, mas a gravidade dos sintomas depende do tamanho de seu canal vertebral e do grau de invasão nos nervos.
Procura um médico ortopedista especialista em coluna em Jundiaí? Entre em contato conosco!